Notícias

01/03/2011

Jovem talento mineiro, Lucas Costa Araújo garante espetacular dobradinha no GP Final do Torneio de Verão 2011.

Palco de históricas disputas do hipismo nacional e internacional, a pista de grama do Clube Hípico de Santo Amaro (SP) reuniu na tarde desse domingo, 27, grandes feras do hipismo nacional do primeiro GP do ano, a 1.45 metros, em duas voltas. Nem mesmo a tarde cinzenta e a forte pancada de chuva na 2ª volta afugentou o público e concorrentes que garantiram um memorável espetáculo.
Ao todo 50 conjuntos (cavalo/cavaleiro) largaram na 1ª volta em que nada menos que 19 habilitaram-se ao 2º e decisivo percurso – ultrapassando 25% – uma vez que todos garantiram pista limpa. Pela regra, os concorrentes com o melhor tempo têm a vantagem de entrar ao final já ciente do resultado dos adversários.
Mas para agilizar o desempate mediante a chuva de verão que assolou a tarde em São Paulo, o jovem talento mineiro Lucas Costa Araújo com seu Lavito, que seria o antepenúltimo a adentrar a pista, adiantou sua entrada, garantiu pista limpa em 44s85 e colocou toda a pressão na concorrência.

Demais candidatos ao título de campeão do GP do 23º Torneio de Verão do Clube Hípico bem que tentaram, mas ninguém bateu o espetacular resultado de Lucas, de apenas 20 anos. Quem chegou mais perto foi o próprio cavaleiro, também conhecido por “Cabeça”, levando sua segunda montaria Sidney VDL ao vice-campeonato com mais um impecável percurso sem faltas em 45s49. Assim a exemplo da semana passada na 1ª Etapa do Torneio, em que Lourenço Vieira da Silva, o Loro, garantiu dobradinha, desta feita, Lucas dominou o páreo de feras.

O mineiro top do hipismo brasileiro Lucas/Sidney VDL garantindo dobradinha no GP Final do Torneio de Verão; foto: Anna Paula Carvalho.

“Eu adiantei a minha entrada para colaborar com o andamento da prova. Deu tudo certo, galopei e pus pressão nos demais concorrentes que acabaram cometendo falta”, comentou o jovem campeão, que já figura entre as grandes feras do hipismo brasileiro e, sem dúvida, em muito honra o Estado de Minas Gerais. “Em 2010 fui campeão brasileiro young riders com o Lavito e campeão do Mercosul da Juventude com o Sidney VDL. Mas como também já vinha disputando a categoria Senior acabei não focando no ranking brasileiro Young Riders”, explicou Lucas.
“Esse ano meu grande objetivo são as seletivas do Pan”, revelou o ídolo da nova geração do hipismo brasileiro que, no entanto, não vai deixar os estudos de lado. “Ano passado eu estive parado, mas agora volto a cursar direito a noite”, garantiu Lucas. “Agradeço muito a toda a minha família, meu tio Marquinhos, proprietário dos meus cavalos, e toda a minha equipe”, finalizou o campeão do GP Torneio de Verão 2011. Quebrando a hegemonia dos jovens talentos no placar final, o 3º posto foi do medalhista pan-americano Vitor Teixeira montando Yuri Climber Itapuã, com duplo zero falta, em 45s65. Na 4ª colocação aparece novamente cavaleiro da nova geração do hipismo brasileiro, o santa-mariense Mario Francisco Cia Junior com seu espetacular Willem, pista limpa, 52s41.
Já o 5º posto coube ao mais um jovem talento Rafael Ribeiro, vice-campeão do mini-GP em 26/2, que montando Rhea Climber que registrou o melhor tempo na primeira e também segunda volta, 41s05, mas cometeu um derrube. Completou o placar na 6ª colocação, o sempre competitivo, Fabio Sarti com Cui, uma falta, 43s33.

Os heróis do GP do 23º Torneio de Verão: Lucas Costa, campeão e vice; Vitor A.Teixeira 3º, Mario Appel 4º, Rafael, 5º, e Fábio Sarti 6º com Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, e o ex-cavaleiro olímpico e dirigente Cel Renyldo Guimarães Ferreira; foto: Tupa Vídeo.

Para Antonio Manoel Lopes Sanches, que retornou ao cargo de diretor de Salto da entidade anfitriã, sob a presidência de William Pereira para o biênio 2010/2011, a sensação era de missão cumprida. “Tudo correu muito bem. Estamos muito satisfeitos com o evento e o desenrolar das disputas que garantiram momentos de grande emoção”, resumiu o dirigente.
O GP teve transmissão ao vivo da Horse Show Brasil, a nova webtv da Federação Paulista de Hipismo, com narração Luiz Ribeiro, experiente cavaleiro e assistente técnico da entidade, tendo como convidada a comentarista Bia Nicotero, titular do Haras Feroleto, e grande expert em linhagens de animais.

Aguarde o carregamento da íntegra dos desempates do GP e mini-GP, entrevistas com os campeões e muito mais: Horse Show Brasil – clique aqui.
Resultado completo.

Fonte: FPH – Carola May; fotos: Anna Paula Carvalho e Tupa Vídeo


Outras Notícias

Rua Corumbá, 4000 - Candeias
Jabotão dos Guararapes - PE | 54430-200

chzs@chszs.com.br
+55(81) 3469-3290 | 8737-5009

+55(81) 98802-5000

ZAITE Tecnologia