Notícias

22/10/2013

Proibida circulação de carroças com tração animal em Recife

<<Prev Next>>

Na terça-feira, 8/10, a Câmara do Recife aprovou por unanimidade,o projeto de lei que proíbe a circulação de carroças com tração animal nas ruas da capital. A matéria foi enviada para sanção da prefeitura nos próximos 15 dias e entra em vigor após 120 dias depois de publicada no Diário Oficial do município.

O projeto foi proposto pelo secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, em agosto passado. “O foco [da lei] é incluir socialmente a família dos carroceiros, melhorar o trânsito da cidade e proteger e cuidar dos animais. Foi uma vitória muito grande, pois antes não podíamos recolher as carroças das ruas, ao menos que houvesse sinais de maus-tratos ao cavalo. Espero que sirva de exemplo para outras metrópoles”, explicou.

A fiscalização está a cargo da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Polícia Militar com multa R$ 500 apenas nos casos de reincidência. Já os cavalos e muares serão aprendidos e levados para um área urbana do Recife, onde serão recuperados e colocados para adoção sob a supervisão da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais.

“Os carroceiros serão cadastrados e qualificados de acordo com o perfil para poder gerar uma renda alternativa. Essas pessoas não vivem da carroça, sobrevivem. Ganham cerca de R$ 400 por mês, são na maioria analfabetos e ainda não têm condições de cuidar dos animais, que acabam soltos à noite para comer lixo”, disse Vidal.


Outras Notícias

Rua Corumbá, 4000 - Candeias
Jabotão dos Guararapes - PE | 54430-200

chzs@chszs.com.br
+55(81) 3469-3290 | 8737-5009

+55(81) 98802-5000

ZAITE Tecnologia